QUEIXAS DOS ALUNOS QUANTO ÀS SUAS
EXPERIÊNCIAS EM CURSINHOS
SOLUÇÕES OFERECIDAS PELA
RECICLAGEM EDUCACIONAL
Salas com muitos alunos (de 70 a 120). Número reduzido de alunos por sala.
O foco das aulas é concluir o conteúdo dentro do prazo estipulado pelo calendário, elevando o nível das aulas para maximizar os índices de aprovação. Isso favorece apenas aqueles alunos que já tem ampla bagagem de conteúdo. O foco é o aprendizado e a evolução consistente do aluno, respeitando todas as etapas, da mais básica à mais complexa, do processo de aprendizagem, propondo soluções compatíveis com a demanda de cada aluno.
O ritmo acelerado de aula dificulta o acompanhamento do conteúdo por parte da maioria dos alunos, que ao apresentar uma dúvida se sente desconfortável em saná-la. A carga horária de cada curso, a postura receptiva e acolhedora dos professores (que respeitam as dúvidas dos alunos), o material e o método de ensino próprios, a orientação de estudos adaptada à realidade de cada aluno, as palestras, eventos e reuniões de pais fazem da experiência na Reciclagem Educacional a melhor da vida de nossos alunos.
Clima tenso e de rivalidade no ambiente do cursinho, baseado na ideia de que alunos são concorrentes. Baseado nos princípios das metodologias de aprendizagem ativa e colaborativa, os nossos alunos se vêem como mediadores e potencializadores do próprio aprendizado e de seus amigos.
A falta de conhecimento de alguns familiares e de alguns conhecidos sobre a rotina do aluno que é candidato a um dos cursos de alta demanda. Que, por muitas vezes, tentam ajudar, mas acabam pressionando ou atrapalhando o aluno. Na Reciclagem Educacional, os pais de nossos alunos das turmas anuais e semestrais são convidados para uma reunião de pais, na qual os pais recebem sugestões sobre qual é a melhor forma de auxiliar seus filhos a superar os desafios dessa fase tão intensa de suas vidas.